sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Biometria

A palavra biometria, que deriva do grego bios (vida) + metron  (medida), é a ciência e a tecnologia de medição e análise de dados biológicos. Através dela, pode-se identificar um indivíduo por uma particular característica física, tais como a cor dos olhos, textura da íris, a voz, impressão digital, a geometria das mãos (análise da forma das mãos e do comprimento dos dedos), etc.; como também é possível reconhecer características comportamentais como a maneira de andar, como uma pessoa fala, o ritmo de digitação, entre outras.

Como cada ser humano possui características únicas, a biometria é vista como a resposta para combater roubos e fraudes, por isso ela é muito utilizada na área de segurança pública e privada.  O interessante desta tecnologia é que um dado biométrico não pode ser roubado ou recriado com facilidade e é um excelente método para controlar o acesso a determinadas informações.

Um dos dados biométricos mais utilizados é a impressão digital, requerido, por exemplo, quando vamos tirar o visto americano. Lá, todas as pessoas devem passar por um funcionário do consulado que irá digitalizar todos os nossos dedos em uma espécie de scanner que irá capturar os traços que definem a impressão dos dedos, antes de chegar à entrevista direta com o cônsul. Obtendo o visto, o indivíduo ao chegar aos Estados Unidos deverá passar pela imigração onde será solicitado a colocar os dedos para reconhecimento. Assim, as impressões digitais serão comparadas com as impressões digitais coletadas no consulado americano no Brasil. Este é um sistema biométrico para verificar a identidade para reduzir o uso de vistos falsificados e roubados.

Um sistema biométrico pode operar tanto no modo de verificação quanto no modo de identificação. O primeiro faz comparação da captura biométrica com um modelo armazenado, verificando assim se o indivíduo é realmente quem demonstra ser. O segundo modo permite fazer uma comparação com os dados biométricos presentes no banco de dados, na tentativa de identificar um indivíduo desconhecido.

A biometria é fascinante, pois permite a autenticação de indivíduos com dados que estão presentes com eles o tempo todo (olhos, voz, mãos, etc.), por isso oferece muita comodidade. Os computadores pessoais do futuro terão leitores de impressões digitais, onde poderão identificar quem é você e, com base na sua identidade, autorizar os níveis de acesso. Assim não haverá mais senhas, que podem ser perfeitamente esquecidas, compartilhadas ou observadas, e causar sérios transtornos. Por todas estas facilidades, diversos tipos de tecnologias biométricas têm sido desenvolvidas, mas o reconhecimento da impressão digital é umas das técnicas biométricas mais precisas, mais utilizadas e mais barata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário