sábado, 1 de outubro de 2011

Crise na Inglaterra

A crise econômica da Inglaterra que amadureceu entre os anos 2010-2011 não é parte do sistema monetário como ocorrida nos demais países da Europa. Considerando a Grã-Bretanha, a crise econômica na região está ligada à depressão inglesa.
Para exemplificar a situação, segundo o Serviço de Receitas Médicas do Sistema Público de Saúde, o número de receitas de antidepressivos expedidas aumentou em 40% desde 2006.
No período de 2006 a 2010, a Inglaterra teve que conviver com a crise bancária, a recessão e o início dos cortes de gastos do governo que gerou manifestos entres os estudantes que exigiam a manutenção de créditos estudantis e outros direitos. Em 2010, o número de pedidos de terapias para depressão chegou a 600 mil.
Ainda sobre as questões estudantis, a crise econômica gerou o fechamento de escolas privadas e intensa solicitação de estatização das mesmas, algo que interfere nas premissas da política de privatizações iniciada nos tempos do governo de Margareth Thatcher (1979-1990).
Em 2002, o governo britânico havia institucionalizado um sistema de educação híbrido, nem 100% estatal, nem 100% privado. As instituições foram batizadas de “academias”, escolas semi-independentes financiadas pelo Estado, instituições filantrópicas e empresas. Esse sistema foi organizado para facilitar a abertura de escolas em áreas mais pobres.
Entre os dias 6 e 10 de agosto de 2011, diversos distritos de Londres foram palco de protestos (saques e incêndios) que foram iniciados depois de uma manifestação política realizada no dia 6 contra o assassinato de Mark Duggan por policiais em 4 de agosto de 2011. Os tumultos ocorreram de forma mais severa em Bristol, Midlands, e Noroeste da Inglaterra.
Para os manifestantes, Mark Duggan foi vítima de preconceito racial. Duggan era herói comunitário e pai de família, tinha 29 anos de idade, era morador do distrito londrino de Tottenham, foi morto pela polícia de Londres quando estava num táxi abordado por uma viatura policial. Segundo o jornal “The Independent” a polícia suspeitava que Duggan estava envolvido  com atividades ilegais e, ao ser abordado, reagiu à ação policial e foi morto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário