sábado, 1 de outubro de 2011

História da França

Na França, as culturas arqueológicas mais remotas datam do período paleolítico (anos 50.000 a.C a 8.000 a.C). Na atual região de Marselha, houve uma colônia grega no século VII a.C. Durante o século V a.C, do leste da Gália ao mundo celta, proliferou a cultura La Tène.
As fronteiras da atual França são heranças da antiga Gália, na época habitada pelos gauleses, de cultura celta. No século I a.C., a  Gália foi conquistada pelos romanos, fato que inseriu o latim na região. No 121 a.C, Marselha também foi ocupada pelos romanos. Toda a Gália seria conquistada por Júlio César nos anos de 58 e 51 a.C.
Na época da colonização celta, o povo celta levaram técnicas de metalurgia, olaria e a fabricação de vinhos que utilizava os barris para conservar a bebida. Na arte, os celtas reproduziam animais em madeira e em joias.
Após a rendição do chefe gaulês, Vercingétorix, Júlio César introduz o seu império na região gaulesa. Como província romana, a Gália torna-se numa província mais refinada culturalmente, adquirindo o hábito de banhos públicos, arquedutos e teatros.
Nos anos 406 e 420 d.C, o Império Romano cede às invasões de bárbaros do Norte e do Leste. A região da  gaulesa, posteriormente, é invadida por povos burgúndios, vândalos, visigodos , ostrogodos e pelos francos.
Os francos eram liderados por Clóvis, neto de Meroveu, que derrota o exército romano da Gália, as tropas germanas e dos burgúndios e por fim os visigodos no sul dos Pirineus. No ano de 486, Clóvis é batizado católico e eleito “rei dos francos”.
Clóvis falece em 511, a partir de então, a França é dividida entre os quatros herdeiros de Clóvis, constituindo as três provinciais que formariam o Império : Búrgundia, Nêustria e Austrásia, que começas a lutar entre si.
Depois da morte do pai de Carlos Magno,  Pepino – o Breve, em 758, e de seu irmão, Carlomano, em 711; Carlos Magno torna-se no rei dos territórios francos.
A monarquia francesa é datada a partir do século V, mas a sua existência como região é registrada a partir do século IX, através do Tratado de Verdum. O Tratado de Verdum definiu a divisão do império de Carlos Magno entre os seus três netos.
O Império Franco de Carlos Magno foi partilhado nas porções ocidental, central e oriental. A oriental é parte da origem alemã, e a ocidental da atual França. Dentre os netos, Carlos recebeu a França ocidental, Luís Germânico, a França oriental, e Lotário, a atual região central da Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário