sábado, 1 de outubro de 2011

Neurologia

Neurologia é a especialidade da Medicina que estuda e trata das disfunções do Sistema Nervoso Central (encéfalo e medula espinal, incluindo neurônios ou células nervosas que em conjunto compreendem a substância cinzenta, Sistema Nervoso Periférico (nervos e músculos) e pelas estruturas envolvidas que são as meninges.
O alicerce de raciocínio em Neurologia Clínica é formado através de sinais e sintomas apresentados pelo paciente, os quais externam-se como manifestações clínicas, porém devido a complexidade do Sistema Nervoso, estes sinais podem ser muito variados ocorrendo de forma associada ou isolada, cabendo ao médico Neurologista a sua interpretação.
Patologias relacionadas
As doenças do sistema nervoso podem estar relacionadas com substâncias conhecidas como neurotransmissores que são responsáveis pela transmissão química de impulsos entre os nervos, ou também podem ocorrer alterações na condução de um impulso ao longo dos nervos. Algumas delas são mais conhecidas e já foram melhor estudadas, outras encontram-se em pesquisas e muitas ainda serão descobertas. Entre as doenças já conhecidas, podemos citar: mal de Parkinson, esclerose múltipla, esquizofrenia, polimiosite, dislexias, etc.
Existem dentro da Neurologia métodos auxiliares diagnósticos, tais como: LCR (exame do líquor), Ressonância Nuclear Magnética, Tomografia computadorizada, Eletroencefalograma e Eletromiografia.
Muitas vezes o paciente acometido de problemas neurológicos em maior ou menor grau, dependendo de cada caso e de cada patologia, necessitará provavelmente do envolvimento de outras especialidades paramédicas, tais como: Fonoaudiologia, Pedagogia, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, de forma que o neurologista também deverá conhecer tais princípios para poder orientar e recomendar.
Divisões da Neurologia e escolha para a Residência
1) Neurologia Geral
2) Neurologia Infantil
3) Neurocirurgia
Áreas de atuação
Existe uma infinidade de doenças relacionadas com o sistema nervoso, as quais poderão ser genéticas, congênitas, adquiridas causando alterações psíquicas e/ou motoras, de sensibilidade, de comportamento, de linguagem, de memória, paralisia, alterações de função dos nervos do crânio, enfim, e podem ocorrer em diversas fases da vida , desde a fetal até a velhice. Desta forma o neurologista poderá atuar em diversas áreas dependendo da residência pela qual optar ou ainda poderá inclinar-se para a vida acadêmica ou envolver-se com pesquisas, onde se deparará com um universo rico e muitíssimo interessante.
Não podemos nos esquecer que seja qual for a área de escolha a dedicação e a atualização deverão ser companhia permanente do profissional, fazendo com que o mesmo atinja um grau satisfatório de realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário