A matemática da escola tem como interesse principal a aprendizagem do
aluno, relacionada a psicologia e a didática empregada. Ela faz parte do
saber institucionalizado, vista como um saber formal, tendo como lógica
os processos dedutivos de resolução dos problemas. Assim a aritmética e
a álgebra constituem junto com a geometria a base da matemática
escolar.
Esses conteúdos são vistos nos livros didáticos, nas propostas
curriculares e usados pela maioria dos professores. Os conteúdos
pertencentes à álgebra são as equações, inequações, funções; os da
aritmética são os números, as quatro operações elementares, a tabuada e
os da geometria são as figuras geométricas, as medidas de área, perímetro, massa e volume.
A aritmética que usamos na matemática da escola apresenta uma complexidade de números, com muitas casas decimais ou escritos em notação científica.
Podem ser realizados a partir desses números qualquer tipo de cálculo,
de qualquer forma que eles estejam representados, sejam, positivos,
negativos, racionais, irracionais fracionários, etc. procurando sempre
encontrar o resultado exato.
A matemática escolar tem então, seus procedimentos
próprios e de avaliação própria dos resultados desses procedimentos, o
que acaba por constituir sua legitimidade de método. Com seus próprios
significados a matemática escolar parece não levar em conta a utilização
cotidiana dos números de forma prática. Isso se dá quando os alunos
usam o que aprendem na escola, somente para a escola, sem conseguir
utilizar os significados da matemática institucionalizada para resolver
problemas fora da escola.
A aritmética traz também várias contribuições à sociedade, como a
quantificação e o desenvolvimento de sistemas de agrupamento, a relação
medida-números, a invenção de esquemas fracionários, a introdução de
decimais, além de estar inserida na linguagem da informática, o emprego
de códigos numéricos, as frações simples em jornais, as representações
percentuais em “pizzas”, que possuem uma função de relação com o dia a
dia de muita importância.
Dentro do nosso atual cenário de educação a aritmética e seus
conteúdos específicos devem desenvolver a capacidade do aluno aplicar os
conhecimentos aritméticos em situações reais, dominando os conceitos
relacionados para que isso aconteça. É preciso desenvolver também
diversos tipos de raciocínio matemático diante dos problemas, adotando,
assim, uma postura educacional de mudanças para atingir esses objetivos.
Quanto a álgebra podemos considerar um conjunto de afirmações para as
quais é possível produzir significado em termos de números e operações
aritméticas possivelmente envolvendo igualdade ou desigualdade.
Na geometria visualiza-se mais uma forma de aprendizado mais fácil
pois podemos de certa forma manusear objetos e perceber diferenças para
melhores interpretações.
O aprendizado da matemática definido por seus diferentes modelos e
“categorias” permite nos encontrar caminhos alternativos para seguir.
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