domingo, 2 de outubro de 2011

Pulso Eletromagnético

Para compreender o que vem a ser um Pulso Eletromagnético, é necessário compreender as duas leis que são o fundamento do eletromagnetismo: Lei de Faraday  e Lei de Lorentz.
De forma bem simplificada, podemos entender que Corrente elétrica gera campo magnético e campos magnéticos variáveis têm a propriedade de induzir correntes em condutores próximos.
Este princípio permite concluir que um campo eletromagnético adequado pode interferir em qualquer equipamento eletrônico, uma vez que este campo gerará uma corrente elétrica. Dependentemente da distância do equipamento eletrônica especificado, a partir do campo magnético, haverá uma criação de uma corrente elétrica adicional, o que o fará funcionar de forma inadequada ou, simplesmente, danificá-lo.
Abaixo segue uma lista de aplicações dos PEM, assim como situações em que podemos perceber a sua ocorrência:
  1. Engenheiros alemães criaram uma nova forma para fazer furos em placas de aço e outros metais, utilizando campos eletromagnéticos. A grande aplicação aqui é a indústria automobilística e para a estamparia de metais em geral. A utilização dos PEM, ao invés do corte a laser se mostra até sete vezes mais eficiente e não deixa rebarbas na chapa.
  2. Emissão de radiação em computadores.
  3. Explosões termonucleares na alta atmosfera. Observado uma vez no Hawaí, após uma explosão termonuclear, quando sistemas eletro–eletrônicos em telecomunicações sofreram um colapso. A origem do fato está na colisão entre os raios X e os raios Gama que foram emitidos após a explosão.
Com fins bélicos, o homem já tem a “ideia” dos efeitos de uma arma utilizando esta tecnologia, a exemplo do que já ocorre na ficção científica. Em termos de aplicação militar, os pulsos eletromagnéticos são causados pela detonação de uma bomba de centenas de quilômetros acima da superfície da Terra. Dependentemente dos efeitos esperados, devem-se observar três critérios distintos: a altitude de detonação, o rendimento da energia dispersa, e interação total com o campo magnético natural da Terra. Problemas adicionais podem ocorrer quando um alvo é blindado com anti-eletromagnético de proteção de pulso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário