Desde a década de 90 com a origem da Internet, a conexão entre as pessoas fica mais fácil e com o aprimoramento desta tecnologia da informação, surgem as Redes Sociais.
A Rede Social é uma estrutura que inter-relaciona empresas ou pessoas,
que estão conectadas pelas mais diversas relações. Cada qual se
relaciona de acordo com as suas preferências e particularidades.
Trata-se de uma ligação social e conexão entre pessoas.
Atualmente existem diferentes tipos de rede social, dentre as mais
famosas, podemos citar as profissionais como LinkedIn e de
relacionamentos como Twitter, Myspace, Orkut, Facebook
entre outras redes como políticas e comunitárias. A primeira rede
social surgiu em 1995 nos Estados Unidos e Canadá, chamada Classmates,
com o objetivo de conectar estudantes
da faculdade. A partir de então as redes sociais se popularizaram até
os dias de hoje, com o surgimento das redes de música como Last.FM,
fotos como o Flickr e vídeo como o Vimeo.
A rede social Facebook foi criada em 2004 pelos estudantes de
Harvard, Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Chris Hughes e Dustin
Moskovitz e possui mais de 750 milhões de usuários no mundo todo. Também
em 2004, foi desenvolvido o Orkut, pelo engenheiro turco que trabalhava
no Google, Orkut Büyükkökten, atualmente possui em média 35 milhões de
usuários. A rede MySpace criada em 2003 por Tom Anderson e Christopher
DeWolfe, chegou a ser a mais popular do mundo mas perdeu a força com a
vinda de outras redes. A mais nova Rede Social, o Twitter é algo
inovador e atualmente possui mais de 44,5 milhões de usuários no mundo.
Foi desenvolvido em 2006 por Jack Dorsey. Já o LinkdIn é muito conhecido
no mundo empresarial, desenvolvido e criado por Dan Nye em 2002, cinco
anos depois já registrava mais de 16 milhões de usuários.
O conceito de Rede Social se refere a Antropologia e Sociologia,
matérias estas que estudam o comportamento da sociedade. Denomina-se
Rede Social o complexo de relações entre pessoas que fazem parte de um
grupo e que facilitam a interação. Atualmente devido ao enorme sucesso
das Redes Sociais, estima-se mais de 300 tipos, as empresas aderiram a
esta ferramenta, e procuram manter um relacionamento com seus
consumidores e inserir sua publicidade de alguma forma.
Outra característica interessante das Redes Sociais é a facilidade da democratização e compartilhamento das informações, de conhecimento
e interesses entre as pessoas, além de fomentar o networking e ser uma
ferramenta que auxilia as empresas em processos de seleção. Neste
sentido, pode-se dizer que a rede social pode dar voz as pessoas, dando
mais importância a opinião pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário