Quando estamos pretendendo realizar uma atividade, dificilmente associamos a algum conhecimento
matemático, ou até mesmo não fazemos a associação com nenhuma
disciplina escolar. É importante observar que em todas as atividades que
realizamos diariamente tem sempre um questionamento a se fazer
relacionado a matemática.
Uma atividade que podemos pegar como exemplo é uma simples ida a
padaria, você deve estar pensando, porque padaria? Digamos que pela
manhã você vai a padaria comprar pão, em seguida você pensa em quantos
pães comprar, ou seja quantas unidades. Sabendo a quantidade que vai
comprar vem o questionamento: qual o valor de dinheiro que vou gastar
para fazer a compra? evidentemente que temos primeiro que saber qual é o
preço da unidade, cada unidade que nós formos comprando temos de somar o
valor. O valor total em dinheiro é a soma dos valores unitários, na
prática se compramos 6 pães e o valor da unidade é igual a R$0,20,
sabemos que o valor da compra é de R$1,20. Usamos valores numéricos para
realizar esse raciocínio, abordando conceitos matemáticos importantes
como o uso de unidades, soma, quantidade.
A matemática do dia a dia apresenta outras diversas formas de
interpretação que não estão relacionados exclusivamente com a forma
matemática concreta (matemática com o uso de números, teoremas).
Os atrasos e a correria do dia a dia são coisas que estamos sujeitos.
Quantas vezes saímos de casa atrasados querendo em um certo intervalo
de tempo chegar em algum lugar, ou desafiarmos até mesmo a capacidade de
executar determinadas atividades. Nessa corrida contra o tempo
utilizamos a matemática, realizamos cálculos mentais relacionados a
quantidade necessária de tempo para concretizar determinadas atividades.
Observe que a palavra quantidade aparece de novo em nosso estudo,
enfatizando a atividade diária a matemática.
Nós mesmos conseguimos estabelecer a diferença entre o uso da
matemática nas atividades, mas como podemos ver algumas coisas não
realizaríamos sem a base de um ensino
matemático, noções de soma, a questão de quantidade, os princípios
básicos da contagem. Jamais ao realizarmos uma atividade relacionada ao
calculo de tempo faríamos ligação a matemática , apenas sabemos que um
intervalo de tempo pode significar muito ou pouco dependendo do conceito
em que devemos relacionar o assunto.
Note que o estudo da matemática no dia a dia enfatiza o ensino da matemática como prática fora da escola, nos forçando por um lado a estudar suas aplicações dentro do local de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário