quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Anaxágoras

Anaxágoras de Clazômenas foi um filósofo grego pré-socrático. Nasceu em 500 a.C, em Clazômene; e faleceu em 428 a.C, em Lâmpsaco, ambas as cidades eram situadas na atual Turquia.
Por razões desconhecidas, mudou-se para Atenas, foi mestre de Péricles, Tucídides, Eurípedes, Demócrito e Sócrates. Foi mestre em Atenas durante trinta anos, quando teve que se retirar da cidade, após defender a ideia que o Sol era uma massa de ferro e, a Lua, uma rocha que refletia a luz solar. Chegou a lançar as primeiras opiniões sobre o eclipse solar.
Se refigiou em Jônia e Lâmpsaco, onde faleceu de fome. Defendia a ideia de que tudo está em tudo, e que a vida ocorre através de transformações permanentes. Para ele, cada coisa ou substância possui uma partícula das demais, o que Anaxágoras chamava de “homeomerias”.
Defendia uma ideia dualista, acreditava na existência dos elementos físicos e do espírito, no qual ele chamava de “nous” (espírito ou inteligência) capaz de ordenar todas as coisas da vida. Segundo Platão, o “nous” é o ordenar e a causa de todas as substâncias, suas causas estariam na inteligência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário