A octanagem ou número de octano pode ser definido como a
medida da capacidade de pré-ignição ou auto-ignição de um combustível
no momento de sua reação com oxigênio, proporcionando a força propulsora
suficiente para movimentar motores de combustão.
O combustíveis são classificados de acordo com seu número de
octanagem, obtidos através de curvas de analíticas, que são determinadas
através de experimentos realizados por espectroscopia na região do
infra-vermelho. A octanagem de combustíveis como a gasolina visa medir a
detonação da mistura de gasolina+ar, no interior do motor.
Uma gasolina
que apresente alto teor de hidrocarbonetos de cadeia grande ou
ramificado, certamente ocasionará uma maior detonação na mistura citada,
por que no momento em que o pistão do motor volta, antes do ciclo ser
completado. Onde ele é interceptado no meio do caminho pela explosão
causada pela mistura gasosa sofrida pela queima incompleta causando o
desgaste do motor e possível fusão dos pistões, além de outros sérios
problemas que provocam a degradação do veículo em virtude de todo o
complexo ser interligado.
A gasolina é formada por uma mistura complexa de hidrocarbonetos, onde a maioria destes são alcanos, que apresentam cadeias que possuem de 4 a 16 átomos de carbono em sua molécula.
A octanagem é determinada de 3 maneiras através de métodos analíticos
realizados com motores padrão para observação da detonação ocasionada
pelo combustível, sendo eles RON, MON e IAD onde:
- Método RON: é a sigla inglesa da palavra “Research Octane Number”, que consite em promover uma avaliação da resistência a detonação do combustível com o motor em baixa rotação, porém com carga plena;
- Método MON:é a sigla da inglesa de “Motor Octane Number”, que é o método contrário ao RON onde, a resistência a detonação do combustível é avaliada a altas rotações do motor em plena carga.
- Método IAD: é sigla de “Índice Anti-Detonante”, que é simplesmente a média aritmética, entre os métodos RON e MON, para que seja traçada, a octanagem do combustível testado.
Quando os resultados obtidos por este teste apontam que o índice de
detonação do combustível é alto provavelmente, se encontram presentes
hidrocarbonetos de cadeias grandes , diante destes resultados são feitas
as devidas correções para que se garanta a qualidade e evite que o
combustível venha causar danos aos veículos. As medidas são a
isomerização (processo que fecha anéis, insere duplas ligações ou quebra
as cadeias tornando-as menores através de pequenas ramificações), a
aromatização (converter um alcano de cadeia longa em um areno através de
catalisadores de reação), ou ainda a adição de aditivos como etanol,
tolueno e alquilação. As reações abaixo expressam melhor cada uma das
medidas adotadas:
Isomerização, aromatização e alquilação do octano um alcano presente na gasolina:
A octanagem de um aditivo, é essencial para que seja evitada a
detonação violenta, sedo considerado um combustível com boa octanagem os
que apresentam número de octano com mais de 87, na tabela abaixo são
dadas a octanagem de alguns combustíveis comuns:
Combustível | Número de Octanagem |
Octano | -19 |
2,4,4-trimetil-pentano | 100 |
Tolueno | 120 |
Etanol | 120 |
Metitercbutiléter | 100 |
Etiltercbuitiléter | 100 |
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