domingo, 2 de outubro de 2011

Allen Ginsberg

Nascido no dia três de junho de 1926 em Newwark, Nova Jersey, Irwin Allen Ginsberg foi um poeta beat que ficou conhecido pelas loucuras cometidas junto a seus companheiros inseparáveis: Jack Kerouac e William Burroughs. Seu livro mais aclamado e conhecido no mundo todo foi “Howl”, obra poética lançada em 1956. Ginsberg, junto a Corso, Ferlinghetti, Snyder, entre outros poetas loucos, iniciou uma revolução nos valores literários, costumes e linguagem na década de 50. O trabalho dele e dos autores citados acima ecoou na contracultura  e nas rebeliões feitas pelos jovens das décadas de 60 e 70.
O poeta beat passou por uma infância complicada. Tímido e acuado, era dominado pela paranóia de sua mãe, que acreditava que havia uma conspiração mundial contra ela. Descobriu a poesia ainda na escola, mas após ingressar na Universidade de Columbia, conheceu diversos artistas delinquentes obcecados por drogas, sexo e literatura, combinação que acabou por definir as obras da maioria dos autores beatniks.
Allen era prestativo e gostava de ajudar os amigos a desenvolverem seus talentos literários. Nesta época começou a frequentar boates gays de Greenwich Village e ter seus namorados. A partir daí assumiu um estilo bizarro de viver, acabando por procurar ajuda psiquiátrica. O volume de poesia que já tinha escrito com 29 anos era muito extenso, mas nada havia sido publicado. Isso acabou em 1955, com a publicação do poema “Howl” (Uivo).
“Uivo, após enfrentar uma tentativa de censura e processo de 1957, e suscitar críticas e repreensões tanto da direita, do estabilishment, quanto da esquerda ortodoxa, conquistou milhões de leitores”, escreveu William Carlos Williams, no prefácio de Uivo e Outros Poemas.
Celebridade entre os jovens rebeldes dos anos 60, Ginsberg ficava cada vez mais popular e se aliou a Timothy Leary, guru do LSD, para divulgar o sintético psicodélico. Começa a participar de muitos eventos, um deles foi o Human Be-in (1967 – São Francisco). Na ocasião, Ginsberg conduziu uma multidão que cantava o mantra OM. Também foi um ícone nos protestos para a retirada dos soldados americanos do Vietnã.
Allen Ginsberg ainda conheceria Rinpoche, um guru tibetano que acabou tornando-se seu guru pessoal. Junto à poetisa Anne Waldman, criou uma escola de poesia, assim, manteve-se ativo na efervescência cultural americana até morrer, no dia cinco de abril de 1997 em N.Y.
“Os corpos quentes
brilham juntos
na ecuridão,
a mão se move
para o centro
da carne ,
a pele treme
na felicidade
e a alma sobe
feliz até o olho”.
(Allen Ginsberg)

Nenhum comentário:

Postar um comentário