sábado, 1 de outubro de 2011

Thelema

Thelema  é uma filosofia, ou religião baseada no principio da vontade. Se procurarmos a origem da palavra podemos perceber que Thelema vem do grego θέλημα, e significa “Vontade”. A filosofia parte de dois preceitos fundamentais: “faz o que tú queres, há de ser tudo da lei”, e “Amor é lei, amor sob vontade”.
Tais preceitos foram retirados do “Libel Al vel Legis”, também conhecido como “O livro da Lei”, que foi psicografado pelo inglês Aleister Crowley. O mesmo diz que estava passando sua lua-de-mel no Cairo, Egito, nos dias de 8 a 10 de abril de 1904, quando recebeu essa missão de escrever o “O livro da lei” de uma entidade denominada Aiwass (a quem identificou como o Anjo Guardião).
Esse livro é dividido em três capítulos, que narram um pouco da historia universal e as diferentes Eras, o que ele vai denominar de “aeon” (ou éon), que a humanidade passaria em determinados períodos, e fazia com que a humanidade se comportasse e tivessem mentalidades diferentes. O primeiro capitulo é ditado pela deusa Nuit, ou deusa Isis.
Não se sabe quando esse aeon começou, mas muitos dizem que teve inicio ainda na pré história. No inicio desse aeon, os serem humanos eram ignorantes e a vida parecia surgir somente da mulher. Nada poderia se comparar com o poder que a mulher tinha, dela toda vida procedia, sem ela nenhuma vida aparecia.
O segundo capitulo se dedica ao segundo aeon, de Osiris. Dizem que esse aeon entrou em vigor logo que descobriram que sem a mulher não há vida, mais sem o sêmen do homem a mulher continuaria inefecunda. Assim o patriarcado suplantou o matriarcado.
O teceiro capitulo é o que estamos vivendo, o aeon de Horus. Onde toda a lei de thelema será divulgado e aceita pela população. Esse aeon coincide com o que muitos chamam de Era de Aquário.
A partir disso, Crowley desenvolveu toda teoria e todos os sistemas thelemicos, que inclui uma série de referencias de magias, ocultismo, misticismo e religião, tanto ocidentais como orientais como a Cabala e a Yoga.
É comum que uma pessoa a primeira vista, pense que a Thelema é como uma licença para que se execute todos os desejos e os caprichos de uma pessoa, sem que haja responsabilidade alguma ou consequências pelos seus atos. Porém o que acontece é o contrário, essa filosofia prega justamente o contrario, partindo da ideia que cada ser humano é completamente responsável por sua existência e por suas ações, sem ser absolvido ou culpado por nenhum Deus ou Diabo no que tange o destino da sua própria vida. A liberdade de cada homem é muito cultuada, contendo até mesmo no Livro da Lei uma expressão que deixa isso mais claro : “ todo homem e toda mulher é uma estrela”. O resultado disso é o respeito a si próprio, a próximo e a cada forma de vida, pois tudo que tem vida é uma manifestação do divino.
Além disso a Thelema tem como eixo central à procura, a descoberta e a realização de sua “Vontade” . Cada um de nós tem por obrigação descobrir e cumprir essa verdadeira vontade deixando de lado tudo que possa fazer com que perdemos o foco e nos afaste desse objetivo. Ao realizar, estamos integramos a nossa Natureza e isso reflete na ordem do Universo. Assim sendo, ao realizar a nossa vontade é despertar para a Vontade de Universo. Os Thelemitas acreditam que conhecer a nossa mais intima vontade é conhecer também a Vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário